Brinquedos STREAM: brinquedos para brincar e aprender
Dentro do género dos brinquedos educativos, os chamados STREAM são cada vez mais populares. Este género de brinquedos didáticos contribuem para o desenvolvimento intelectual das crianças.
Os jogos e brinquedos STREAM oferecem muitos benefícios durante o crescimento das crianças: reforçam a concentração, a perceção visual, a memória e as habilidades sociais, motrizes e cognitivas.
Além das inumeráveis vantagens académicas estes brinquedos promovem outros aspetos mais lúdicos e pessoais. Por um lado as crianças aprendem ciências e outras disciplinas de uma forma divertida enquanto brincam, mas também exploram aspetos sobre si mesmas e o entorno que as rodeiam.
QUÉ BRINQUEDOS SÃO CONSIDERADOS STREAM?
- SCIENCE (ciência): jogos com temas científicos e educacionais, jogos de construções como laboratórios de mecânica, jogos para exploração do entorno como microscópios, telescópios, planetários e projetores (Cristalcefa).
- TECHNOLOGY (tecnologia): jogos com aplicações, pistolas a laser ou drones (Hellibal e Extreme Air Board).
- ROBOTICS (robótica): laboratórios de construção de robots, eletrônica e robótica e também os robots educativos (Robot Guardian Bot e Robot Max Bot).
- ENGINEERING (engenharia): construções técnicas e criativas, puzzles 3D, manualidades com impressoras ou canetas 3D e kits para montar pequenos veículos.
- ARTISTIC (artes): jogos de desenho e pintura, de modelagem ou criação de acessórios. Jogos de Magia e material escolar para decorar e personalizar.
- MATHEMATICS (matemática): jogos para aprender as letras, caixas registadoras. Jogos educativos para aprender a fazer contas, jogos de lógica e tablets.
QUE BRINQUEDOS STREM SÃO MAIS ADEQUADOS PARA CADA IDADE?
- De 1 a 3 anos: enquanto as crianças ainda são tão pequenas, os brinquedos que melhor de adaptam às suas necessidades são os jogos de encaixar, os blocos, os quadros e as mesas de atividades.
- De 4 a 6 anos: Os puzzles e os jogos de construção são ideais. Também é uma boa altura para começar a introduzir computadores e jogos eletrónicos.
- A partir dos 7 anos: As crianças a ter maior interesse em construções mais complexas e com mais peças. Também por brinquedos telecomandados, instrumentos musicais ou os jogos de experimentos. A partir desta idade podem começar a resolver desafios mais complexos.