Porquê Brinquedos STEAM?
Antes de começarmos deixem-nos perguntar se sabem o que quer dizer a sigla STEAM?
Então a sigla em inglês significa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, ou seja, Ciência (noções de física básica como o movimento e conhecimento ambiental e animal), Tecnologia (uso de brinquedos eletrónicos que revelam destreza), Engenharia (pensamento lógico na criação de construções), Arte (desenvolvimento criativo e expressivo) e Matemática (aprendizagem dos números, a categorizar brinquedos e a usar lógica)!
Para que serve este tipo de brinquedo?
Vamos por partes, estes brinquedos servem para várias coisas:
- Estimulam a criatividade e imaginação;
- Desenvolvem a comunicação;
- Aumentam a capacidade de lidar com diferentes tipos de situação;
- Ajuda a resolução de problemas;
- Desenvolvem a adaptabilidade da criança;
- Acrescentam habilidades sociais e culturais.
Para brincar com este tipo de brinquedo não é só tirar da caixa e jogar. Vai ser mais que isso para os crianças. É um processo de investigação, descoberta, criação e reflexão. Tem de “analisar” o objeto que tem entre mãos, descobrir-lhe o prepósito, criar com ele e refletir acerca do que fizeram ou ainda podem fazer.
Que tipo de brinquedo é?
Isto vai depender das idades e é tendo isso em conta que vamos continuar.
Dos 0 aos 2 anos
Nesta idade ainda é tudo tão novo e tudo uma descoberta! O mais indicado para estes bebés são brinquedos musicais, bolas, andadores, brinquedos de banho, livros com diferentes texturas e brinquedos de encaixe que lhes permitam ter contacto com formas e cores diferentes!
Dos 3 aos 4 anos
Aqui começam a ter mais noção de espaço e equilíbrio, o melhor é introduzir blocos, bonecas, triciclos, bolhas de sabão, manualidades, disfarces e plasticinas!
Dos 5 aos 6 anos
Nesta fase a imaginação começa a trabalhar a todo o vapor! Começam a perceber como funciona o mundo dos adultos e tentam reproduzir o que veem. Assim sendo, os brinquedos STEAM mais apropriados para estas idades são os que lhes permitem dar asas a imaginação, ou seja, casas de bonecas, brinquedos de construção, animais e todos os brinquedos de imitação!
A partir dos 6 anos
Aqui passa a ser interessante introduzir todo o tipo de laboratórios, jogos de construção, todo o tipo de jogos de tabuleiro seja de conhecimento/aprendizagem ou destreza, carrinhos mais elaborados, bicicletas, trotinetes e patins, brinquedos que incluem robótica.